sexta-feira, 25 de maio de 2012

MEC divulga edital do Enem 2012

Regras foram publicadas nesta sexta-feira no Diário Oficial da União. Inscrições começam na segunda-feira



O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou, nesta sexta-feira, o edital com as regras do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para 2012. As informações foram publicadas no “Diário Oficial da União”.

O Enem de 2012 virá com mudanças e mais rigor na correção da redação. A partir deste ano, o texto produzido pelos candidatos será corrigido por dois corretores de forma independente e haverá cinco itens de objetividade sendo avaliados. Caso haja diferença maior que 20% na nota final entre esses dois corretores, a redação será lida por um terceiro corretor.

E se, ainda assim, a discrepância persistir, ou seja, a diferença entre as três notas for superior a 200 pontos, a dissertação passará para uma banca examinadora de excelência, composta por três professores avaliadores e que darão então a nota final ao participante. No Enem de 2011, a discrepância entre as notas finais dos corretores podia ser maior, chegando a até 300 pontos, e havia dois corretores.

Também é novidade na redação a divisão da nota em cinco itens de competência: domínio da língua portuguesa, compreensão do tema proposto, capacidade de selecionar e organizar ideias, demonstração de conhecimento sobre o tema e apresentação de solução para a proposta dissertativa.

Inscrição

Estudantes interessados em participar do Enem poderão se inscrever no programa a partir das 10h da próxima segunda-feira, até as 23h59 de 15 de junho, no horário oficial de Brasília.

No ano passado, 5,4 milhões de estudantes se inscreveram e a expectativa é que o número chegue a 6 milhões este ano.

As inscrições para o exame custam R$ 35,00 e devem ser pagas até o dia 20 de junho, por meio de guia de recolhimento da União (GRU) simples, gerado no ato de inscrição. Caso contrário, a inscrição não será confirmada.

http://www.band.com.br/noticias/educacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário